quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Zoneamento e matrículas

Durante todo o dia uma grande polêmica tomou conta da cidade devido ao zoneamento feito para que os alunos possam estudar na escola mais próxima da sua residência.
Particularmente acho um trabalho desnecessário e inconstitucional.
O aluno da rede pública é praticamente obrigado a estudar numa escola em que nem eles e nem seus pais desejam, gerando um descontentamento de todos.
Se uma escola A não atende aos requisitos para que um pai matricule o seu filho, é direito desse pai procurar uma escola B que atenda as suas expectativas.
Essa preocupação dos pais reflete uma significativa vontade dos mesmos almejarem o melhor para o seus filhos.
Antes de fazer o zoneamento seria interessante se a SRE e SEE realizassem uma pesquisa de opinião com os alunos e pais, para identificar o porquê de determinadas escolas não terem preferências no momento da matrícula, assim poderíamos construir um modelo REAL e PADRÃO de escola pública.
Fico imensamente feliz por lecionar numa escola (E. E. Dr. Geraldo Parreiras) onde os muitos pais estão matriculando os seus filhos, depositando em nós professores, a responsabilidade por uma educação de qualidade.


Deixo aqui uma breve reflexão a ser feita:
"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores.  A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

Nenhum comentário:

Postar um comentário